Na hora de fazer o briefing, muitas vezes, o profissional solicita para o cliente qual é o tipo de cuba para banheiro que ele prefere para seu uso diário.
E nesse momento, perguntas surgirão. Para sanar toda e qualquer dúvida, criamos este post para te ajudar a deixar muito claro as vantagens e desvantagens de cada uma.
Uma das primeiras questões é a estética, afinal, qual é a cuba mais indicada no quesito beleza? Essa é uma das mais difíceis de responder uma vez que gosto é algo muito pessoal.
Porém tendência é mundial, então quando essa pergunta surge, nos atemos a contar quais são as tendências.
Agora, falando sério, a questão mais importante é a usabilidade.
O cliente vai usar aquela cuba todo dia? Ele lava o rosto nela ou é para lavar as mãos apenas? Ele gosta de fechar a válvula e encher de água?
Cada resposta dessas perguntas leva para uma cuba de banheiro diferente e é muito importante entender o dia a dia do cliente para poder sugerir a solução ideal.
Nesse post, vamos falar sobre os tipos de cuba para banheiro e suas variações: as cubas de louça, esculpidas na pedra e de vidro.
Veja mais dicas para arrasar no seu projeto de banheiro:
- 7 ideias para box de banheiro que vão surpreender o cliente!
- Pouco espaço e muita criatividade: veja 13 dicas para banheiro pequeno
- 4 dicas valiosas para projetar um banheiro comercial bem feito!
- Cuba suspensa: que é e quando usar no projeto? +20 modelos
Qual é a altura de uma bancada de banheiro?
Segundo o Neufert (livro de medidas padrão em arquitetura), uma bancada deve ter a altura entre 85 cm e 92 cm, sendo que 85 é uma bancada para pessoas com estatura extremamente baixa.
No conhecimento geral, adotou-se a medida de 90 cm em relação ao piso.
Com essa informação em mãos, a gente sabe que uma pia de banheiro deve sempre acabar em 90 cm, o que significa que, se ela for de apoio, o profissional deverá fazer a conta de cima para baixo, ou seja:
- Considerar a altura da pia (de 13 a 15 cm)
- Considerar a altura da saia da bancada em pedra ( de 4 a 5 cm)
- Considerar a altura do rodapé do móvel (de 12 a 15 cm)
- Chegar à medida do móvel em marcenaria
Quais são os tipos de cuba para banheiro?
Quando falamos em cubas de louça, devemos ter em mente as variedades de aplicação que elas possuem. Cada peça tem uma especificação de altura de móvel e, principalmente, de torneira, por isso antes mesmo de fazer o móvel em marcenaria a cuba de banheiro já deve ter sido decidida.
Veja agora 4 tipos de cuba para banheiro:
Cuba de apoio
A cuba de apoio, como já diz o nome, fica totalmente apoiada em cima da pedra e o acabamento por baixo é apenas o da válvula para fixar a peça.
Essas cubas geralmente têm a altura de 15 cm e ficam ótimas em banheiros de visitas que não precisam de tanto armário.
Deve se levar em consideração a torneira escolhida, uma vez que se você comprar uma cuba de apoio sem mesa, a torneira deverá ser de bica alta e com acionamento por cima ou de parede.
Veja também: Nicho de Porcelanato – Confira Como Fazer + 17 Exemplos Elegantes
Cuba de embutir
A cuba de embutir vai totalmente por baixo da pedra e o acabamento se dá pelo recorte da marmoraria. Essa cuba é bastante indicada para os clientes que costumam molhar muito a bancada na hora de se lavar, pois tem maior facilidade de retirar a água da bancada.
Cubas assim normalmente não têm espaço para colocar a torneira, portanto você pode usar qualquer tipo de torneira e fixá-la na pedra.
Esse tipo de cuba é interessante para banheiro pequeno.
Cuba de sobrepor
A cuba de encaixe fica uma parte para dentro e uma parte para fora do mármore, ela é ótima para quem quer o efeito diferente que a cuba de louça proporciona, mas não vai abrir mão de espaço de armário por conta da estética.
Cuba de semiencaixe
Por último temos a cuba de semiencaixe.
Ela é ótima para banheiros pequenos com pouco espaço para o móvel da pia, pois vai encaixar uma parte no móvel e vai ficar uma parte para fora.
Nesses casos o móvel pode ter a profundidade de 3 cm, pois a própria cuba vai sair para fora deste espaço e ter o tamanho para que o uso seja confortável.
Cubas esculpidas: vantagens e desvantagens
A cuba esculpida é tendência no momento e torna o objeto mais confortável e harmônico com o ambiente. Ela pode ser feita de mármore, granito, nanoglass, silestone, porcelanato ou até mesmo madeira.
A única desvantagem é que a pedra não permite criações orgânicas e arredondadas. Dá para fazer com o corian, mas isto eleva o valor do item e é necessário conferir o quanto o cliente está disposto a gastar.
Ao especificar a cuba esculpida, o profissional precisa definir como será o projeto de detalhamento dela, se a válvula será oculta ou aparente e se o escoamento será inclinado ou reto.
A maior vantagem da cuba esculpida é a mesma que a cuba de embutir em louça: a facilidade para a retirada de água das bordas da bancada, não havendo nenhuma barreira física.
Também é um tipo de cuba que deixa a escolha da torneira totalmente livre.
Projetos de cuba esculpida
Como criar uma cuba de pedra e vidro?
Nos últimos anos, os arquitetos e designers começaram a misturar materiais e fazer alguns testes, e dessas experiências nasceram as cubas de vidro e pedra.
Nesse tipo de projeto, profissional usa o vidro como usaria uma chapa de pedra e o instala com uma certa inclinação para que ele consiga fazer o escoamento da água em uma área especial reservada para isso.
A grande dificuldade aqui é conseguir explicar para o marmorista como se produz esta bancada, para isso é muito importante que o detalhamento tenha a maior quantidade de informações possíveis.
A bancada da foto acima foi detalhada após uma viagem minha para o Qatar, onde eu entrei em um banheiro de shopping e vi algo muito parecido.
Voltei para o Brasil com uma meta: a de replicar aquela bancada de banheiro o quanto antes.
O primeiro ponto importante ali foi o de minimizar a quantidade de canos, que sempre é o que deixa uma pia feia. Para isso a torneira deveria ser obrigatoriamente de parede.
Depois eu mandei deslocar o esgoto para que eu pudesse esconder o sifão.
Com o problema de canos resolvido, parti para o detalhamento da bancada em si.
O fundo dela deveria se comportar como um fundo de pedra, porém eu e o marmorista tivemos que prestar atenção para que nenhum suporte aparecesse por baixo.
O resultado ficou maravilhoso!
Afinal: como escolher o melhor tipo de cuba para o cliente?
Acredito que a dúvida sempre vai existir, mas a realidade é que essa decisão vai ser tomada muito mais baseada no briefing do cliente, no qual o profissional deverá considerar armazenagem de produtos, escoamento de água, tipo de torneira, e muitas outras coisas.
No final duas coisas serão sempre mais importantes: a satisfação do cliente e o conhecimento do profissional para poder argumentar com proficiência. Conhecer o produto é o primeiro passo para garantir essas metas.
Gostou das dicas? Para atrair clientes e criar projetos lindos como esses, confira nossas dicas e dê um UP na sua carreira!
[disclaim]Este post foi escrito por Gabriela Accorsi, CPO e co-founder do La Decora, plataforma de projetos de decoração online.[/disclaim]