Como reutilizar materiais de maneira criativa e sustentável com o software 3D

por Equipe Viva Decora
0 comentários
Escritório da Microsoft em São Paulo, projetado pelo Superlimão

Referência em projetos “verdes”, estúdio Superlimão compartilha suas experiências com SketchUp

 

São Paulo, setembro de 2024 – A reutilização de materiais está revolucionando o setor de arquitetura e design em todo o mundo. No Brasil, essa tendência alcançou um novo marco. De acordo com o Green Building Council Brasil (GBCB), em 2024, o país registrou um novo recorde em projetos sustentáveis, classificando-se em quinto lugar global em edifícios “verdes”. O número dessas construções aumentou 9% em relação ao ano anterior, atingindo 40% no segmento residencial e refletindo uma mudança significativa em direção a práticas de construção mais responsáveis.

Entre os estusiastas dessa mudança está o Superlimão, um estúdio de design brasileiro conhecido por sua abordagem inovadora à reutilização de materiais. Fundado em 2002, o estúdio transformou o cenário do design sustentável no Brasil, provando que é possível criar espaços funcionais e esteticamente agradáveis utilizando materiais reciclados e tecnologia 3D.

 

Escritório da Microsoft em São Paulo, projetado pelo Superlimão

Escritório da Microsoft em São Paulo, projetado pelo Superlimão. Fotografia cortesia do Superlimão.

 

Inovação e criatividade “verdes”

Além de conduzir a reutilização de materiais para criar soluções criativas e práticas, o Superlimão prioriza o uso de materiais reciclados e recicláveis. Seus projetos não empregam apenas elementos de construção tradicionais, mas exploram o uso de materiais incomuns, como papelão, rolos de papel, plástico reciclado e outros. Os produtos sugeridos em projetos também passam por testes de durabilidade, que são feitos na oficina própria do estúdio com materiais específicos para testes e fornecidos por empresas parceiras especializadas. Esse processo visa garantir que os materiais utilizados são duráveis e darão vida longa aos seus projetos, evitando desperdício a longo prazo e destacando a importância da sustentabilidade na indústria.

Para criar designs sustentáveis através dessas práticas, o estúdio usa o SketchUp desde as etapas iniciais do projeto, especialmente para compartilhar iterações com o cliente, garantindo alinhamento contínuo e mantendo o ritmo do projeto. As apresentações iniciais são feitas sem detalhes como texturas e cores, focando nas soluções arquitetônicas sugeridas. Uma vez que o modelo inicial é aprovado, os detalhes são preenchidos para dar vida ao espaço.

Para os profissionais do Superlimão, a facilidade de uso da tecnologia de modelagem 3D do SketchUp posicionou a ferramenta como essencial em seu processo criativo e sustentável. “É incrível como é fácil usar o SketchUp. Uma das melhores funcionalidades é o 3D Warehouse, que hospeda milhões de modelos pré-construídos. Com ele, podemos acessar qualquer coisa, não importa o quão diferente e inovador seja,” diz Thiago Rodrigues, sócio do Superlimão.

Um exemplo de criação do Superlimão com reutilização de materiais é a instalação de luminárias usando folhas de PET recicladas. Além dos materiais reciclados, os profissionais decidiram não usar cola, projetando um sistema de montagem no SketchUp, em 3D, que permite que as peças se encaixem como um quebra-cabeça.

 

Luminárias projetadas pelo Superlimão, criadas com materiais reciclados como garrafas PET

Luminárias projetadas pelo Superlimão, criadas com materiais reciclados como garrafas PET. Imagens cortesia do Superlimão.

 

Luminárias projetadas pelo Superlimão, criadas com materiais reciclados como garrafas PET

Luminárias projetadas pelo Superlimão, criadas com materiais reciclados como garrafas PET. Imagens cortesia do Superlimão.

 

Outro processo em que a visão de sustentabilidade se faz presente nos projetos do estúdio é nos estudos do local e do meio em que a edificação será inserida. Usando a tecnologia do SketchUp, o Superlimão pensa seus designs para criar espaços que se adaptam às condições locais, ao invés de lutar contra elas. Os arquitetos consideram a natureza ao redor e a modelam em 3D, de modo que, ao projetar o edifício, essas formas são organicamente incorporadas à construção.

Usando a natureza como referência, os profissionais projetam estruturas que se adaptam a essas condições para criar formas sustentáveis e integradas ao meio ambiente, garantindo que a construção final não conflite com o ambiente natural existente.

Um exemplo é o projeto Populos, onde a equipe enfrentou o desafio de incorporar um grupo de três árvores dentro do edifício e integrar os ambientes internos e externos, se afastando da frieza de ambientes corporativos. O Superlimão trouxe a natureza para os três andares do projeto, incluindo um espaço de reunião “casa na árvore” no topo. O estúdio usou o SketchUp para criar o design com curvas e formas irregulares, tipicamente vistas em ambientes naturais e facilmente aplicadas ao projeto com o software de modelagem 3D.

 

Fotografias do projeto concluído do escritório Populous

Fotografias do projeto concluído do escritório Populous. Imagens cortesia do Superlimão.

 

Em todos os seus projetos, o Superlimão utiliza realidade virtual na apresentação final, oferecendo uma experiência de design imersiva e detalhada aos clientes com ambientes 3D modelados no SketchUp.

“O modelo do SketchUp é nossa base de comunicação; está presente desde o primeiro dia, da pesquisa à renderização. Ele é fundamental para demonstrar o fluxo do projeto e o programa arquitetônico, gerando conteúdo para as apresentações e para explicar a proposta volumétrica.”, declarou Diogo Matsui, coordenador de design de produtos do Superlimão.

A diversidade dos projetos do estúdio inclui desde espaços residenciais até grandes torres comerciais. Essa variedade amplia sua base de conhecimento e também demonstra sua capacidade de enfrentar desafios únicos em cada setor.

O trabalho do Superlimão exemplifica como a reutilização criativa de materiais, o foco em formas naturais que se incorporam ao meio, e o uso de ferramentas 3D como o SketchUp podem levar à criação de designs sustentáveis e únicos. Seu foco em sustentabilidade e inovação tem inspirado a indústria da arquitetura no Brasil e além, demonstrando que é possível transformar resíduos em obras-primas.

 

Sobre o SketchUp

Com mais de 33 milhões de usuários, o SketchUp é o software líder em design entre profissionais criativos em arquitetura, design de interiores, construção e outras indústrias. Criatividade, flexibilidade e fluxos de trabalho conectados estão no cerne do SketchUp e permitem aos usuários dar vida a grandes ideias. Desde projetos de design de interiores e construção de casas personalizadas até edifícios complexos e eficientes em energia, o SketchUp permite que você liberte sua criatividade para definir, refinar e criar. O SketchUp facilita a eficiência interfuncional com modelagem 3D, objetos parametricamente configuráveis pré-construídos, atribuição de tarefas, documentação 2D, visualização de realidade virtual, detecção de colisões e ferramentas de sustentabilidade para garantir totalmente o cumprimento de seus objetivos.

Você constrói o futuro.

Software de modelagem 3D | Arquitetura | Design | Software de design 3D | Design digital

Um produto Trimble.

Posts relacionados

Deixe um comentário