O Que é Viga Invertida? Função, Quando Usar + Vantagens

por Equipe Viva Decora
0 comentários

Viga invertida, como o próprio nome sugere, é quando a viga é deslocada da sua posição convencional na estrutura passando, então, a ter a sua base alinhada com a laje. Dessa forma, cria-se a ilusão de que o vão é contínuo quando visto dos ambientes internos da edificação.

Trata-se de uma opção para quando o projeto arquitetônico tem um grande vão ou quer um pé direito mais alto. Quer descobrir mais motivos para usar essa técnica na obra?

No post de hoje, vamos mostrar com mais detalhes qual é a função da viga invertida e suas vantagens. Boa leitura!

Veja também: Cálculo Estrutural – Entenda Como é Feito e Otimize a Obra

O que é viga invertida?

Viga invertida, como o próprio nome sugere, é quando a viga é deslocada da sua posição convencional na estrutura passando, então, a ter a sua base alinhada com a laje. Dessa forma, cria-se a ilusão de que o vão é contínuo quando visto dos ambientes internos da edificação.

O dimensionamento da viga invertida é realizado no projeto estrutural. Seu uso deve ser considerado para a elaboração do projeto arquitetônico, projeto elétrico e projeto de hidráulica, para que não ocorra nenhum erro de compatibilização.

o que é viga invertida foto guidaengenharia.com

O que é viga invertida (foto: guidaengenharia.com)

O que é viga invertida foto forum.ecivilnet.com

O que é viga invertida – corte (foto: forum.ecivilnet.com)

Agora que você já sabe o que é viga invertida, que tal aprofundarmos como ela funciona? Primeiro, vamos mostrar como é uma viga “normal”.

O que é viga invertida foto meiacolher.com

O que é viga invertida foto meiacolher.com

Conforme a primeira imagem, ela é posicionada no nível do pavimento a partir do seu topo. Ou seja: as vigas e as lajes ficam alinhadas pela região superior.

Na segunda imagem, temos uma viga semi invertida (também chamada de parcialmente invertida). Nesse caso, nem o topo e nem a base da viga ficam alinhados com a laje. Geralmente, ela é usada para o fechamento de sacadas.

Já a viga invertida acontece quando a viga e a laje ficam alinhadas pela base, conforme a terceira imagem.

O cálculo de uma viga normal e de uma viga invertida é o mesmo, mas, dependendo do cálculo, a viga invertida vai precisar de uma armadura de suspensão.

Qual é a função da viga invertida?

A principal função da viga invertida é criar uma laje com a face interior plana. Diante desse contexto, ela permite a criação de grandes halls desobstruídos como no caso de cinemas, teatros e estacionamentos, por exemplo.

Existem algumas aplicações diferentes para a viga invertida e a sua necessidade deve ser avaliada no projeto estrutural. Para entender melhor se a viga estrutural é interessante para o seu projeto arquitetônico, confira quais são suas vantagens.

Quais são as vantagens da viga invertida?

A viga invertida traz várias vantagens para projetos arquitetônicos. Ela possibilita criar espaços com vãos amplos e, dependendo do caso, dispensa a necessidade do forro.

Além disso, a viga invertida permite a construção de um pé direito mais alto, o rebaixamento de pisos e até mesmo a construção de alvenaria sobre a laje.

Trata-se de uma solução que também ajuda a dispersar as cargas impostas na laje e possibilita maior aproveitamento de luz natural quando usada na elevação da altura de janelas.

Viga invertida possibilita maior aproiveitamento da luz natural foto casaeobra.com

Viga invertida possibilita maior aproveitamento da luz natural (foto: casaeobra.com)

O uso da viga invertida também é uma opção interessante quando o projeto residencial tem platibanda, pois ela diminui a necessidade de alvenaria para esconder o telhado.

viga invertida platibanda foto casaeconstrucao.org

Viga invertida: platibanda (foto: casaeconstrucao.org)

Gostou de aprender mais sobre a função da viga invertida? Veja mais dicas para otimizar sua obra:

Posts relacionados

Deixe um comentário