Taipa de pilão é uma técnica construtiva milenar que consiste em comprimir a terra em fôrmas de madeira, chamadas de taipais, no formato de uma grande caixa. O barro é socado e comprimido horizontalmente em camadas de 15 cm de altura, criando uma estrutura resistente e sustentável.
Apesar de ser um sistema construtivo antigo, a taipa de pilão se modernizou e ainda faz sucesso, principalmente em projetos de casa sustentável. É importante que arquitetos conheçam a técnica, não só para criar projetos, mas também para aprender as melhores formas de restauração (caso seja um profissional que trabalha com patrimônio histórico).
Pensando nisso, no post de hoje vamos explicar o que é taipa de pilão, suas características e mostrar 14 obras de encher os olhos. Acompanhe!
O que é taipa de pilão?
Taipa de pilão é uma técnica construtiva milenar que consiste em comprimir a terra em fôrmas de madeira, chamadas de taipais, no formato de uma grande caixa. O barro é socado e comprimido horizontalmente em camadas de 15 cm de altura, criando uma estrutura resistente e sustentável.
Agora que você já sabe o que é taipa de pilão, conheça a origem dessa técnica incrível.
Qual a origem da taipa de pilão?
As paredes de taipa de pilão surgiram na China e foram construídas pelo povo Longshan entre 2600-1900 a.C. Uma curiosidade é que partes da Grande Muralha da China foram feitas com taipa de pilão.
A técnica foi bastante usada em monastérios budistas tradicionais localizados no Himalaia e em áreas do norte da Índia, como Sikkim. Aos poucos, a taipa de pilão foi se espalhando para o Oriente Médio e Norte da África, onde foi construída a cidade de Cartago. Por meio de invasões em buscas de terras e movimentos de migração de vários povos, a taipa de pilão chegou à Europa.
Quando falamos sobre a arquitetura colonial no Brasil, a taipa de pilão aparece com destaque. A técnica foi trazida pelos portugueses, mas alguns estudiosos acreditam que nossas obras também tiveram influência do conhecimento da população negra escravizada, já que a taipa de pilão também era usada na África.
É comum encontrar obras de taipa de pilão em São Paulo, Minas Gerais, São Luís, Salvador, Rio de Janeiro, entre outras cidades. A Catedral Metropolitana de Campinas (SP) é reconhecida como uma das mais altas estruturas de taipa de pilão erguidas no mundo.
Há quem ache que as construções com terra não são duráveis, mas há registros de obras feitas com taipa de pilão no Brasil com mais de dois séculos de existência.
Como fazer uma parede de taipa de pilão?
Veja agora o passo a passo para criar uma parede de taipa de pilão:
1 – Defina a altura e espessura da parede
O primeiro passo para criar uma parede de taipa de pilão é definir quais serão suas medidas. Alguns autores dizem que a proporção ideal é 1,0 m de altura para cada 10 cm de espessura. Uma parede de 4 metros, por exemplo, deve ter no mínimo 40 cm de espessura.
2 – Faça a fundação
Vamos falar sobre a fundação da parede de taipa de pilão? O ideal é que ela seja feita de pedra ou concreto para afastar a umidade. Normalmente, utiliza-se a fundação com sapatas corridas, que permitem uma distribuição de carga uniforme no solo e dificulta a capilaridade.
3 – Selecione a terra
Essa é uma das etapas mais importantes da construção da parede de taipa de pilão. A terra deve ser isenta de matéria orgânica e ter uma porcentagem média de 30% de argila e 70% de areia. Diante desse contexto, é importante realizar uma análise do solo antes de iniciar a obra de taipa de pilão. Também é comum utilizar materiais aglomerantes para facilitar a compactação do solo.
Vale destacar que não se deve usar a primeira camada da terra, pois ela tem muita matéria orgânica. O ideal é utilizar a partir de 60 cm de profundidade.
4 – Monte as fôrmas
Para a montagem das fôrmas, utiliza-se chapas de compensado, de preferência do tipo naval resinado.
5 – Faça a compactação da terra
A cada 10 ou 15 cm de altura, o solo deve ser compactado. Na técnica convencional, utiliza-se um pilão manual, mas em obras modernas os compactadores mecânicos fazem esse trabalho de forma mais ágil e precisa.
Quando o solo estiver próximo ao nível máximo das fôrmas, elas são desmontadas e reposicionadas. As fôrmas podem ser reutilizadas várias vezes.
Taipa de pilão moderna: inspire-se com projetos incríveis
A taipa de pilão é uma técnica milenar que se modernizou e continua fazendo sucesso em projetos pelo mundo todo. Cada vez mais, as empresas de construção civil estão aprimorando materiais e equipamentos para criar obras com alto nível de segurança e qualidade.
Uma casa de taipa de pilão moderna, além de bonita, tem excelente conforto térmico e acústico. Vale ressaltar também que é uma obra sustentável, já que reaproveita materiais naturais, evita desperdícios e reduz a emissão de gases poluentes.
Veja alguns exemplos de obras de taipa de pilão moderna:
Taipa de pilão: vantagens e desvantagens
Vantagens
- A parede de taipa de pilão é feita com um material natural, sendo assim é abundante e reutilizável.
- É possível usar a terra do próprio terreno onde a obra será construída.
- Tem um excelente isolamento termoacústico.
- É resistente ao fogo, já que a terra não é um material combustível.
- É um técnica construtiva com bastante durabilidade.
- Não há a necessidade de acabamentos, já que a beleza está nas próprias características da terra.
- Emite menos CO2, tanto por ser um material natural como por reduzir a necessidade de transporte.
Desvantagens
- É mais frágil à umidade.
- Tem limitação de altura.
- Por ser um material natural, falta padronização.
- A contração do barro ao secar pode originar fissuras.
E aí, qual dessas obras com taipa de pilão mais te encantou? Compartilhe com a gente nos comentários!