Espaços apresentaram soluções ergonômicas, estéticas, funcionais e sociais
Considerada o coração de uma casa por muitos, a cozinha é um espaço central para o cotidiano de um lar, onde são promovidos os encontros entre os moradores e visitantes, em paralelo à realização de atividades culinárias. Veja 5 cozinhas que encataram os visitantes na CASACOR / SC Floripa que terminou na última semana.
O poder dos encontros
Na busca de proporcionar novas possibilidades de interação entre os usos, o ambiente Casa Concha celebra o poder dos encontros. Assinado pelo escritório IdeaBaln, a cozinha do espaço é composta por uma ilha em mármore Valentina bruto, disposto de forma central e conectando a mesa de jantar e o sofá.
Uma bancada auxiliar gera um plano de fundo para o espaço como um todo trazendo o verde do paisagismo para dentro e a elegância do mármore Perla Corteccia que também reveste o armário como um monolítico. Os equipamentos domésticos embutidos garantem a harmonia da integração do espaço, como a geladeira que mimetiza junto às portas escamoteáveis e revelam a área de serviço.
Pedras para os quatro elementos
A cozinha do ambiente Éter, assinado pela a Boulevard Arquitetura, conta com quatro tipos de pedra, que representam o conceito dos quatro elementos: Quartzito Maldive com fundo mais azulado, representado a água; o Granito Café Imperial, efeito escovado, representando a terra; Travertino Romano, representa o ar e a ultracompacta Milan, que representa o fogo, além da lareira da LCZ.
O ambiente em tons claros, conta com o charme dos cristais no pendente, acabamento canelado nos vidros do armário, cadeiras de madeira com estofado em couro, e o melhor da qualidade e tecnologia dos eletrodomésticos da Elettromec, além de materiais naturais, pisos em madeiras e vegetação natural.
Elegante e minimalista
Marcado pela leveza e acolhimento, o ambiente Origem, assinado pela arquiteta Mariana Maisonnave, conta com um living com cozinha integrada. Para compor o ambiente, a profissional optou por elementos naturais como o algodão, pedras e a madeira em tons neutros. Na área de cocção, uma coifa Draw Draft, uma geladeira e um freezer foram embutidos na marcenaria, com suas portas revestidas para um projeto elegante e minimalista.
Acolhimento que instiga o paladar
Projetado pela 3P Studio e Lavínia Duzzo, o ambiente Restaurante Kuya’Buka tem sua cozinha integrada a sinuosa parede de alvenaria com acabamento de mistura de terra, cal, argila pigmentada e sisal. Essa parede define a paleta de cores do espaço em tons terrosos, criando um ambiente acolhedor que instiga o paladar e remete às tradições culinárias.
O espaço Gourmet tem como objetivo apoiar o serviço de atendimento da operação do Restaurante Cumbuca, ligado à cozinha por uma boqueta. É composto por uma bancada de serviço,com balcão de pedra robusta e tampo em balanço. Destaque para o pé de entulhos, que segura a pedra, estruturado em um cilindro metálico. Acompanhado do balcão, cooktop, coifa embutida e adega. A iluminação é composta por pendentes centralizados linearmente sobre o volume da ilha funcional com o balcão para refeições, que também acompanha artesanato e utensílios de cozinha em harmonia com os tons do ambiente.
Um cantinho no Living Refúgio de Memórias
Bruna Sposito conta que a inspiração por trás do design desta cozinha foi criar um cantinho que trouxesse cor para o ambiente e funcionalidade sem perder a estética de estar. Ela equilibrou estética e funcionalidade com o design da marcenaria, a disposição dos elementos funcionais e a coifa embutida no teto. A pedra Quartzito Botanic se destaca na cor verde, trazendo um aspecto natural.
Bruna escolheu refrigerador, forno embutido, coifa oculta, cooktop e adega climatizada, todos com acabamento em inox para compor com o espaço e trazer uma estética mais sofisticada. Destaque para a junção na ilha, do móvel “dentro” do monobloco em pedra natural.
Se inspire em projetos de profissionais cadastrados no Viva Decora Pro.
Confira também nosso marketplace Viva Decora Shop.