Um projeto hiperconectado e sustentável que transforma um ícone paulistano em um refúgio flexível, imerso em uma floresta urbana.
Apartamento Varanda
Um lar hiperconectado, que prioriza soluções sustentáveis e transforma um ícone da arquitetura moderna paulistana, datado de 1962 e desenhado por Botti e Rubin, num habitat flexível e reconfigurável.
Um apartamento imerso numa verdadeira floresta urbana.
Com uma planta flexível, o projeto permite que se desloquem paredes ou peças de mobiliário e compreende uma participação ativa do morador na sua constante reconfiguração. O projeto reflete sobre os impactos das novas tecnologias digitais e sobre os novos modos de morar.
O desejo dos moradores era viver num apartamento com varanda.
Como esse edifício não tem essa possibilidade, mas possui uma fachada de vidro, piso-teto, eles decidiram transformar todo o apartamento numa varanda, ocupada por diferentes espécies de plantas, muitas delas nativas do Brasil. A presença de vegetação em escala nos ambientes é capaz de criar um microclima específico, diminuir as altas temperaturas e melhorar a qualidade do ar, premissas importantes em uma cidade como São Paulo.
Concreto e virtual mesclam-se para construir uma espacialidade chamada híbrida, onde o cimento e o tijolo misturam-se a cabos de rede, microcontroladores e sensores. Uma das ferramentas que possibilitou a criação de espaços responsivos foi a automação. O gerenciamento da casa pode ser controlado virtualmente através de dispositivos móveis ou no próprio local, por meio dos keypads inteligentes ou via comandos de voz, permitindo configurar diferentes cenários.
Sobre o profissional:
O arquiteto Guto Requena cria projetos por meio do uso de tecnologias digitais, pautados pela sustentabilidade, visando a oferecer experiências inovadoras e afetivas. O Estudio Guto Requena — sediado em São Paulo — desenvolve projetos de edifícios, interiores, planejamento urbano, design de produtos e arte interativa.
A produção arquitetônica e artística voltada para a construção de cidades melhores rendeu diversos prêmios nacionais e internacionais ao arquiteto, que já expôs suas obras em diversos países.
Com uma extensa experiência em pesquisa, Guto também leciona em instituições ao redor do mundo e é professor convidado da Université Sorbonne, em Paris.
Mais informações:
Major Diogo, 91 – SP | 11 3081-2974
@estudiogutorequena | [email protected]
Confira também o perfil da profissional no portal Viva Decora Pro.
Fonte: Viva Magazine
Jornalismo: João Marinho (MTB 42048/SP)