Museu do Futebol: Conheça Suas Atrações, Horários e Ingressos

por Equipe Viva Decora
0 comentários

O Museu do Futebol, fundado em 2008, foi criado com a missão de divulgar, investigar e preservar o futebol como patrimônio e verdadeira manifestação do povo brasileiro. Por meio de documentos (entrevistas, fotografias, áudios, livros, trabalhos acadêmicos e alguns objetos) e atrações divididas em 15 salas que ocupam 6 mil metros quadrados, os visitantes podem experimentar sensações e compreender porque o futebol no Brasil compõe a nossa cultura e a nossa identidade.

Se você tem curiosidade de conhecer mais sobre o Museu do Futebol, atente-se aos próximos tópicos! Neste post, vamos contar o que o Museu do Futebol representa para a nossa história, bem como, as atrações que te esperam no local. Confira!

O que o Museu do Futebol representa para a nossa história?

O Museu do Futebol foi criado com a missão de divulgar, investigar e preservar o futebol como patrimônio e verdadeira manifestação do povo brasileiro. O museu por meio de diversos documentos (entrevistas, fotografias, áudios, livros, trabalhos acadêmicos e alguns objetos) e atrações que inclusive relacionam a história do futebol com o desenvolvimento sociocultural do nosso país, procura contar parte da nossa história sob o olhar de uma paixão nacional, que nasceu inglesa e de elite.

Estádio do Pacaembu, local onde o Museu do Futebol está localizado

1. Estádio do Pacaembu, local onde o Museu do Futebol está localizado. Fonte: Museu do Futebol

Muitos autores ainda reforçam que o futebol sob o ângulo de uma paixão nacional, ultrapassa a visão de esporte das multidões, representando por sua vez um estilo do próprio povo brasileiro que envolve dinamismo, resiliência, adaptabilidade e intensidade, características essas responsáveis por encantar pessoas do mundo todo.

O Brasil é a pátria com mais títulos da copa do mundo, sendo pentacampeão da competição, ou seja, mesmo não sendo o precursor do esporte, nosso país é reconhecido mundialmente como o país do futebol.

Veja também: Museu do Amanhã: História, Arquitetura, Atrações +5 Curiosidades

Imagem do estádio do Pacaembu vista de dentro do Museu do Futebol

2. Imagem do estádio do Pacaembu vista de dentro do Museu do Futebol São Paulo. Fonte: Museu do Futebol

Quem financia o Museu do Futebol?

Segundo informações do próprio endereço eletrônico do Museu do Futebol, pode-se afirmar que o orçamento anual do Museu do Futebol é formado por recursos da Secretaria de Cultura e receitas captadas pelo IDBrasil, como venda de ingressos, locações de espaços, patrocínios e permutas.

Em que ano foi fundado o Museu do Futebol?

O Museu do Futebol foi fundado em 2008.

Quais são as atrações do Museu do Futebol?

Afinal, quais são os tipos de exposições que encontramos no Museu do Futebol? A exposição permanente do Museu do Futebol é um percurso repleto de atrações que retratam a história do esporte e do Brasil. Ao todo, são 15 salas que ocupam 6 mil metros quadrados.

A viagem pela história do futebol começa na Sala Grande Área. O espaço funciona como uma enorme galeria repleta de objetos e itens colecionáveis como botões, brinquedos, flâmulas, selos e cartões postais. Para ter acesso ao primeiro andar do Museu do Futebol, os visitantes ao subir as escadas recebem as boas-vindas do Rei Pelé – jogador reconhecido ao redor do mundo por suas atuações pela seleção brasileira e pelo Santos Futebol Clube.

Ao subir as escadas que levam ao primeiro andar, o visitante recebe as boas-vindas do Rei Pelé.

3. Ao subir as escadas que levam ao primeiro andar do Museu do Futebol, o visitante recebe as boas-vindas do Rei Pelé. Fonte: Museu do Futebol

É por meio da Sala Pé de Bola que o visitante é guiado para o ambiente seguinte: a Sala Anjos Barrocos.

A Sala Anjos Barrocos, constrói a história do futebol brasileiro, ao som de atabaques. No espaço, ao todo 27 jogadores são homenageados, dentre eles podem destacar: Julinho Botelho, Didi, Zagallo e Gilmar. Além disso, desde 2015, o Museu do Futebol inclui também grandes jogadoras brasileiras como Marta, Formiga, Sissi e Cristiane Rozeira.

O visitante na sequência segue para a Sala dos Gols do Museu do Futebol. O espaço conta com 10 cabines interativas que retratam as jogadas mais marcantes, escolhidas por narradores esportivos e personalidades brasileiras. O visitante ao acessar a cabine tem a liberdade de escolher o que deseja assistir. Logo ao lado encontramos a sala Sala do Rádio. O espaço celebra o avanço dos meios de comunicação e os locutores que tiveram a responsabilidade de levar o futebol para todo o território nacional. No local, o visitante pode escolher entre as nove cabines presentes e assim ouvir trechos de narração.

Veja também: Museu do Café: História, Arquitetura, Ingresso e Atrações do Local

O Museu do Futebol é formado por cabines interativas onde o visitante escolhe o que deseja assistir

4. O Museu do Futebol São Paulo é formado por cabines interativas onde o visitante escolhe o que deseja assistir. Fonte: Museu do Futebol

Durante o percurso do primeiro para o segundo andar do Museu do Futebol, o visitante se depara com a emoção da Sala da Exaltação. O espaço foi projetado a partir de uma abertura de uma passagem, antes inexistente. No local são projetadas imagens de torcida ao som altíssimo de seus gritos nas arquibancadas.

Na Sala da Exaltação são projetadas imagens das torcidas de clubes brasileiros

5. Na Sala da Exaltação do Museu do Futebol são projetadas imagens das torcidas de clubes brasileiros. Fonte: Museu do Futebol

Seguindo para o segundo andar do Museu do Futebol Pacaembu encontramos a Sala Origens. No espaço, o visitante se depara com inúmeras fotografias registradas desde o final do século XIX até meados dos anos 1930. Os visitantes podem girar as imagens preservadas em molduras de quadros (frente e verso contam com imagens da história do futebol).

Desde 2015, vale comentar que o Museu do Futebol Pacaembu apresenta nesta mesma Sala Origens, como a trajetória do futebol feminino não teve o mesmo desfecho que o futebol masculino. Um dos grandes marcos que a sala remonta foi o Decreto Lei do governo ditatorial de Getúlio Vargas (1941) que proibia às mulheres a prática esportiva.

Veja também: Pinacoteca de São Paulo: História, Arquitetura e Obras Expostas

Na Sala Origens retratos fotográficos revelam como como o futebol chegou ao Brasil

6. Na Sala Origens retratos fotográficos revelam como como o futebol chegou ao Brasil. Fonte: Museu do Futebol

Ainda no segundo andar do Museu do Futebol, o visitante encontra a Sala Heróis e a Sala Rito de Passagem. No espaço, os visitantes compreendem como, nos anos 1930 e 1940, a mestiçagem cultural e racial, se fez presente na música, nas artes visuais, na dança, na culinária e também no futebol.

Seguindo para a Sala Rito de Passagem, o visitante mergulha em uma pausa dramática para reviver o trauma da derrota na Copa de 1950 para os uruguaios.

Seguindo em direção a Sala das Copas do Mundo, os visitantes encontram as conquistas do Brasil nos 5 campeonatos, os quais deram ao nosso país o título de pentacampeão do mundo. Além disso, o espaço também expõe a participação do futebol brasileiro em todas as vinte edições do maior espetáculo esportivo do mundo, bem como, relembra o fracasso e a vergonha do “7×1” contra a Alemanha em 2014.

A exposição de longa duração do Museu do Futebol é um percurso envolvente e emocionante pela história do esporte e do Brasil

7. A exposição de longa duração do Museu do Futebol é um percurso envolvente e emocionante pela história do esporte e do Brasil. Fonte: Museu do Futebol

O visitante ao seguir pela Sala Passarela Radialista Pedro Luiz contempla o bairro do Pacaembu, ao qual foi tombado e contempla o atual traçado urbano, a vegetação arbórea, o padrão de ocupação do lote e o belvedere público localizado na Rua Inocêncio Unhate.

Na Sala dos Números e Curiosidades presente no Museu do Futebol, adultos e crianças encontram muita alegria e diversão. O espaço é decorado com diversas placas gigantes que contam regras, recordes e frases engraçadas do futebol. Além disso, 5 mesas de pebolim permitem a interação de todos.

Para quem gosta de filmes e deseja relembrar algumas jogadas marcantes, a Sala Dança do Futebol, oferece imagens de dribles, defesas e gols. Lembrando que desde 2015, três filmes que contam feitos e lutas das jogadoras femininas também foram incluídos no espaço.

Veja também: 5 Motivos Para Conhecer o Mercado Municipal de SP

Na Sala dos Números e Curiosidades 5 mesas de pebolim trazem diversão aos visitantes

8. Na Sala dos Números e Curiosidades 5 mesas de pebolim trazem diversão aos visitantes. Fonte: Museu do Futebol

Para os amantes de uma bola no pé, um dos últimos trechos da exposição traz a Sala Jogo de Corpo. No espaço os visitantes podem brincar no campinho virtual e no Chute a Gol. Por fim, o visitante segue para a Sala Homenagem ao Pacaembu – local que deve ser apreciado principalmente pelos apaixonados por fotografia e arquitetura.

Na sala jogo de corpo o visitante pode participar do Chute a Gol

9. Na sala jogo de corpo o visitante pode participar do Chute a Gol. Fonte: Viaje na Viagem

Que horário funciona o Museu do Futebol?

O Museu do Futebol abre de terça a domingo, das 9h às 17h (com permanência permitida até as 18h).

Além disso, o Museu do Futebol também abertura noturna – a cada primeira terça do mês, das 9h às 20h (com permanência até 21h)

Veja também: Estação da Luz: História, Arquitetura +7 Curiosidades!

Fique atento ao horário de funcionamento do Museu do Futebol

10. Fique atento ao horário de funcionamento do Museu do Futebol. Fonte: Direção Cultura

Quanto custa a entrada para o Museu do Futebol?

O valor do ingresso é R$ 20,00, sendo R$ 10,00 reais a meia-entrada para estudantes com carteirinha. Crianças de até 7 anos e pessoas com deficiência são isentos de pagamento. Às terças a entrada é gratuita para todos.

Para evitar aglomerações na entrada do Museu do Futebol, a dica é adquirir os ingressos preferencialmente online, por meio do site do Museu do Futebol.

Quadros, botões, flâmulas, brinquedos, selos, figurinhas, cartões postais estão dispersos na Sala Grande Área

11. Quadros, botões, flâmulas, brinquedos, selos, figurinhas, cartões postais estão dispersos na Sala Grande Área. Fonte: Museu do Futebol

Agora que você conheceu mais sobre a importância do Museu do Futebol e suas respectivas atrações, continue com a visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto “O Que Tem no Museu da Língua Portuguesa? Conheça Sua História, Arquitetura e Mais!”

Posts relacionados

Deixe um comentário