12 Plantas Tóxicas Que Devem Ser Evitadas no Paisagismo

por Equipe Viva Decora
0 comentários

As plantas tóxicas são aquelas plantas que, quando inaladas, ingeridas ou simplesmente mastigadas ou tocadas, podem despertar reações alérgicas, intoxicações mais graves ou levar até a morte de humanos e animais.

Por isso, é fundamental conhecer de perto quais plantas tóxicas existem na natureza antes de criar um projeto de paisagismo, seja ele público ou privado. Afinal, a escolha errada de espécies pode causar grandes problemas de saúde em humanos e animais. Pensando nisso, separamos abaixo uma lista com 12 plantas tóxicas que devem ser evitadas durante a criação do projeto de paisagismo. Confira!

Confira 12 plantas tóxicas que devem ser evitadas no projeto de paisagismo

1. Comigo-ninguém-pode

A planta Comigo-ninguém-pode pertence ao grupo das plantas tóxicas. Isso acontece devido a presença de oxalato de cálcio nas folhas. Essa substância quando em contato com a pele penetra nas células causando inchaço, irritação e pequenos sangramentos. Quando ingerida os problemas podem ser ainda mais graves. Por isso, mantenha essas plantas tóxicas longe de animais e crianças pequenas.

A planta Comigo-ninguém-pode pertence ao grupo de plantas tóxicas devido a presença de oxalato de cálcio nas folhas. Fonte: Sara Grendele

1. A planta Comigo-ninguém-pode pertence ao grupo de plantas tóxicas devido a presença de oxalato de cálcio nas folhas. Fonte: Sara Grendele

2. Dedaleira

A Dedaleira, também conhecida como “campainhas”, apesar de possuir lindas flores ornamentais, pertence ao grupo das plantas tóxicas. A planta, que pode chegar a 1 metro de altura, é tóxica por inteiro, com destaque principalmente para suas flores e frutos que se ingeridas afetam diretamente o coração.

Veja também: Qual a Maior Floresta do Mundo? Veja as 10 Maiores e Suas Características

A Dedaleira pertence ao grupo das plantas tóxicas. Fonte: Cluny

2. A Dedaleira pertence ao grupo das plantas tóxicas. Fonte: Cluny

3. Espirradeira

A espirradeira é um das plantas tóxicas que pode provocar lesões muito graves tanto nos animais como nos humanos. A intoxicação pode ocorrer por meio de suas folhas, galhos e flores e quando ingerida a planta pode resultar em enjoos, vômitos, excesso de salivação, diarréia, tonturas, redução acentuada da pressão arterial e diminuição dos batimentos cardíacos.

A espirradeira é um das plantas tóxicas que pode provocar lesões muito graves. Fonte: Revista Natureza

3. A espirradeira é um das plantas tóxicas que pode provocar lesões muito graves. Fonte: Revista Natureza

4. Bico de papagaio

O Bico de papagaio, também conhecido como Poinsétia ou flor de natal, pertence ao grupo das plantas tóxicas e portanto, deve-se evitar seu cultivo em projetos de paisagismo. 

A planta produz uma seiva leitosa branca venenosa que ao entrar em contato com a pele pode resultar em irritação, inchaço, coceira, bolhas avermelhadas e dor similar à queimadura. Quando ingerida essas plantas tóxicas podem resultar em vômitos, enjoos, excesso de saliva, inchaço dos lábios e língua e dificuldade em engolir.

O Bico de papagaio pertence ao grupo das plantas tóxicas. Fonte: Coisas de Roca

4. O Bico de papagaio pertence ao grupo das plantas tóxicas. Fonte: Coisas de Roca

5. Copo de leite

Todas as partes da planta Copo de Leite são consideradas tóxicas. Isso acontece devido a presença do oxalato de cálcio que se encontra por toda a estrutura da planta. Por meio da ingestão ou pelo simples ato de mastigar essas plantas tóxicas, é possível observar a aparição de inchaço nos lábios e língua com dor de queimação, irritação na pele, excesso de salivação, enjoos e vômitos.

Veja também: Como Funciona a Arborização Urbana? Confira 15 Árvores Ideais Para Grandes Cidades

Plantas tóxicas: a substância de oxalato de cálcio também está presente na planta copo de leite. Fonte: Guia de Jardinagem

5. Plantas tóxicas para humanos e animais: a substância de oxalato de cálcio também está presente na planta copo de leite. Fonte: Guia de Jardinagem

6. Tinhorão

O Tinhorão, também conhecido como taja, taiá e caládio, pertence ao grupo das plantas tóxicas. Isso porque, a planta conta com a presença da substância de oxalato de cálcio.A intoxicação quando dada por meio da ingestão pode resultar em náuseas, vômitos, inchaço dos lábios e língua, excesso de salivação e dores abdominais.

O Tinhorão, também conhecido como taja, taiá e caládio, pertence ao grupo das plantas tóxicas. Fonte: Faz Fácil

6. O Tinhorão, também conhecido como taja, taiá e caládio, pertence ao grupo das plantas tóxicas. Fonte: Faz Fácil

7. Antúrio

O Antúrio também faz parte da lista de plantas tóxicas. Isso acontece, pois seu caule, suas folhas e flores possuem oxalato de cálcio. Quando ingerida a planta pode resultar em dores abdominais, enjoos, vômitos, inchaço dos lábios e língua e excesso de salivação.

O Antúrio também faz parte da lista de plantas tóxicas. Fonte: Petz

7. O Antúrio também faz parte da lista de plantas tóxicas. Fonte: Petz

8. Coroa-de-cristo

A Coroa-de-cristo também faz parte da lista de plantas tóxicas. A planta possui caule rígido formado por diversos espinhos e flores pequenas amarelas e vermelhas. Contudo, quando o caule sofre um corte o mesmo solta um látex leitoso e tóxico. Essa substância por sua vez quando em contato com os olhos ou boca pode resultar em lesões graves incluindo sangramentos, diarréia e vômitos.

Veja também: Parque Urbano: Tudo Sobre o Assunto +7 Áreas Verdes Para Visitar

Plantas tóxicas: a Coroa-de-cristo possui caule rígido formado por diversos espinhos. Fonte: Blog da Plantei

8. Plantas tóxicas: a Coroa-de-cristo possui caule rígido formado por diversos espinhos. Fonte: Blog da Plantei

9. Mamona

A Mamona está presente em diferentes regiões do Brasil e também pertence ao grupo das plantas tóxicas. Graças ao seu aspecto lúdico é comum ver crianças e animais brincando com essa planta. No entanto, a semente da mamona é extremamente perigosa, pois possui ricina, uma substância tóxica. Dependendo da quantidade ingerida, a toxina pode causar coágulos sanguíneos e levar até a morte.

Plantas tóxica: a semente da mamona é extremamente perigosa. Fonte: AGROem DIA

9. Plantas tóxica: a semente da mamona é extremamente perigosa. Fonte: AGROem DIA

10. Beladona

A planta Beladona também faz parte da lista de plantas tóxicas. A substância tóxica está presente principalmente nas sementes e raízes da planta. Quando ingerida, essas plantas tóxicas podem resultar no aumento da frequência cardíaca, confusão mental, febre e dilatação das pupilas.

Plantas tóxicas para humanos e animais: A substância tóxica está presente principalmente nas sementes e raízes da planta. Fonte: Coisas de Roca

10. Plantas tóxicas para humanos e animais: A substância tóxica está presente principalmente nas sementes e raízes da planta. Fonte: Coisas de Roca

11. Azevinho

Muito associado à época de Natal, o Azevinho é um arbusto de médio porte que também pertence à lista de plantas tóxicas. O Azevinho quando ingerido pode causar náuseas, vômitos, diarréias e levar até a morte caso a pessoa ou animal consuma mais de 20 frutos.

Veja também: Os 5 melhores softwares de paisagismo para encher os olhos do seu cliente

Plantas tóxicas para cães e gatos e humanos: Azevinho é um arbusto de médio porte. Fonte: O Meu Jardim

11. Plantas tóxicas para cães e gatos e humanos: Azevinho é um arbusto de médio porte. Fonte: O Meu Jardim

12. Lírio-do-vale

O Lírio-do-vale apesar de destacar pela sua beleza e delicadeza, a planta representa um grande perigo. Isso porque, o Lírio-do-vale contém altas quantidades de cardenolídeos, um tipo de esteroide que causa problemas em diversos órgãos, inclusive o coração. Quando ingerido pode resultar em enjoos, vômitos, erupções cutâneas e redução da frequência cardíaca.

Plantas tóxicas para cães e gatos e humanos: o Lírio-do-vale contém altas quantidades de cardenolídeos. Fonte: Flores e Folhagens

12. Plantas tóxicas para cães e gatos e humanos: o Lírio-do-vale contém altas quantidades de cardenolídeos. Fonte: Flores e Folhagens

E aí, gostou desse post sobre plantas tóxicas? Sim?! Então, aproveite sua visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto “O Que é Design Biofílico? Entenda os Benefícios de Usá-lo no Projeto” e descubra de perto quais os benefícios e como aplicar o design biofílico no seu projeto arquitetônico.

Posts relacionados

Deixe um comentário