Casas de concreto fazem sucesso devido à facilidade para execução e resistência do material, amplamente usado na construção civil brasileira. Além de ser versátil, um projeto de casas feitas de bloco de concreto também traz outras vantagens incríveis. Quer descobrir quais são?
No post de hoje, vamos responder essa pergunta e mostrar como construir casas de blocos de concreto. Boa leitura!
Casa de bloco de concreto: características
A casa em concreto é feita com a técnica construtiva de alvenaria estrutural, que é uma das mais utilizadas no Brasil. Nela, as paredes desempenham a função estrutural e seus componentes podem ser conectados (ou não), por argamassa.
O formato do bloco de concreto traz resistência aos esforços de compreensão e os seus furos auxiliam a passagem das armaduras de ferro, concreto, encanamentos ou dutos elétricos.
As normas brasileiras definem basicamente dois tipos de blocos de concreto:
- Bloco vazado de concreto simples para alvenaria sem função estrutural (NBR 7173);
- Bloco vazado de concreto com maiores resistências para alvenaria estrutural (NBR 6136).
Também existem outros tipos de blocos que são usados em situações específicas. São eles:
- Canaleta de concreto
- Meio bloco de concreto e blocos compensadores
- Blocos de concreto chanfrados
- Blocos de concreto de amarração
- Blocos de concreto elétricos e hidráulicos
- Blocos de concreto celular autoclavado
Além de ser resistente, a casa em concreto também apresenta uma estética elegante e versátil. É possível utilizar diversos acabamentos como tinta, cerâmica, porcelanato, assoalho de madeira, entre outros. Manter o concreto aparente também é uma ideia que faz bastante sucesso, principalmente em projetos com estilo industrial, moderno ou clean.
Como construir casas de blocos de concreto? Veja dicas essenciais
1- Compre blocos de concreto de qualidade
Quando falamos sobre como construir casas de blocos de concreto, a qualidade do material é um dos principais fatores para um resultado impecável. Além de ter o selo ABCP de qualidade, é importante que o bloco de concreto não tenha trincas nem arestas. Verifique também características como o peso, resistência, homogeneidade, entre outras.
2- Tenha cuidado com a execução e aplicação da argamassa
Não adianta comprar blocos de qualidade se a argamassa foi aplicada do jeito errado, não é mesmo? Sua dosagem deve ser preparada por um mestre de obras ou engenheiro, que vai garantir que as partes de cimento e areia estejam de acordo com o recomendado.
Na hora da aplicação, é importante evitar que a argamassa da casa de concreto entre nos buracos dos blocos ou seja reutilizada se cair no chão. Outra dica é não deixar a argamassa endurecer antes de verificar se os blocos de concreto estão devidamente alinhados.
3- Realize as instalações elétricas e hidráulicas
Essa etapa da construção da casa em concreto é muito importante e exige atenção total. O ideal é definir antecipadamente todos os pontos elétricos e hidráulicos para evitar cortes nos blocos de concreto após o assentamento.
Caso seja necessário, no caso dos blocos de concreto de vedação, são permitidos apenas cortes horizontais e verticais para futuras instalações. Já os blocos de concreto estruturais não oferecem a possibilidade de serem quebrados ou cortados para a inserção de instalações elétricas posteriores. A única possibilidade de corte nesse caso é não vertical, para a colocação de colunas coletoras de esgoto ou de águas pluviais.
Veja também: Ventilação Cruzada: O Que É e Quais os Benefícios de Usá-la no Projeto
Projeto de casas feitas de bloco de concreto: vantagens e desvantagens
Vantagens
Economia
A primeira vantagem de uma casa de concreto é a economia no projeto. Blocos de concreto estrutural podem substituir vigas e pilares, além da madeira utilizada nas formas. Trata-se de materiais caros, por isso há uma boa redução no orçamento da casa de concreto.
Além disso, como existe um tamanho padrão dos blocos de concreto, é possível dimensionar o projeto de forma mais precisa e evitar o desperdício de materiais. O uso de argamassa também é menor devido ao tamanho dos blocos.
Vale lembrar que uma casa de concreto também pode trazer economia em relação aos acabamentos, que representa uma boa parte do orçamento. No projeto abaixo, realizado pelo escritório Terra e Tuma Arquitetos, os blocos aparentes permitiram criar uma obra econômica e moderna.
Rapidez para a obra
Como os blocos de concreto são maiores em relação aos tijolos cerâmicos, o assentamento e finalização da obra são mais rápidos.
Resistência
O bloco de concreto é mais resistente do que o cerâmico, por isso ele reduz as perdas de material comuns durante a obra e contribui para uma entrega mais ágil. Ele também oferece resistência contra pragas e insetos.
Desvantagens
Alto impacto ambiental
A produção do cimento, utilizado para a criação do bloco de concreto, é um processo que consome grande quantidade de energia. Além disso, ele utiliza muitos recursos naturais e gera resíduos que impactam o meio ambiente. Como alternativa, é possível utilizar blocos de concreto sustentável, que estão cada vez mais modernos e padronizados.
Isolamento acústico
Outra desvantagem da casa de concreto é em relação ao isolamento acústico, pois blocos de cerâmica apresentam um melhor desempenho nesse sentido. Mas lembre-se que é possível investir em portas e janelas com isolamento para garantir o silêncio na casa de concreto.
Isolamento térmico
O bloco de concreto, por ser muito poroso, tem isolamento térmico menor se comparado com o tijolo cerâmico. Dessa forma, o uso de ar condicionado ou outros dispositivos de controle da temperatura pode ser maior em casas de concreto.
Quanto é o custo para construir uma casa de concreto?
O custo para construir uma casa de concreto pré-fabricada é de cerca de R$ 1.000,00/m². Este valor pode variar de acordo com o tamanho da casa, materiais usados na infraestrutura, acabamentos, região do país, entre outros fatores.
Veja +9 exemplos de casa de concreto maravilhosas
Gostou de aprender mais sobre casa de concreto? Então, compartilhe com seus amigos na redes sociais.