Que tal investir em uma boa iluminação na sala de jantar? Nem sempre essa escolha é uma tarefa fácil, não é? Para saber como iluminar sala de jantar é preciso levar em consideração a decoração, proporção do mobiliário e orçamento.
O segredo é a luz na mesa, e não na cabeça de quem está sentado! Vamos analisar diversas opções de lustres e pendentes, para deixar a iluminação da sua sala de jantar aconchegante e incrível!
Quando o assunto é iluminação correta para a sala de jantar é importante observar qual a luminária ideal. Não há uma regra na escolha da luminária, mas vale ressaltar que uma decoração que segue uma linha mais moderna pede modelos que sigam esse formato, assim para linhas mais clássicas.
O que não se pode deixar de levar em consideração é a funcionalidade da iluminação. Assim como o tamanho e modelo, a iluminação inadequada no ambiente e na mesa podem comprometer o projeto como um todo.
Iluminação na sala de jantar
Como iluminar sala de jantar? Devido a todas as atividades que ocorrem nela, é importante que o espaço possua iluminação suficiente e adequada. O ideal é que haja uma iluminação na sala de jantar que possa se adequar a cada ocasião. Uma ótima ideia é combinar luz ambiente e luz de assento. A luz precisa ser brilhante o suficiente para iluminar a mesa, destacar a decoração e criar uma atmosfera agradável e versátil.
Para atingir a quantidade ideal de luz, é importante adequar a luz ambiente, bem como acentuar a luz. Além de iluminar o espaço, as luzes também podem criar uma iluminação uniforme ao mesmo tempo que podem ser usadas como parte da decoração e elevar o design geral da sala de jantar.
De acordo com a norma NBR 5413 5.3.65, determina o nível de luminância mínima 100 lux, médio 150 lux e máximo 200 lux para luz geral na sala de jantar, e para luz local como mesa e quadros mínimo 300 lux, médio 500 lux e máximo 750 lux.
Não sabe como calcular isso? Veja como fazer um cálculo luminotécnico rápido e simplificado.
Em geral, a iluminação de sala de jantar precisa ser aconchegante e confortável, e visualmente agradável em sua composição. Pensando nisso, selecionamos alguns modelos de luminária incríveis que farão você descobrir qual a vantagem e desvantagem em sua funcionalidade. E ainda melhor, qual o estilo que mais se enquadra se seu cômodo for moderno, rústico ou clássico.
O conforto é muito influenciado pela temperatura da luz escolhida. Você sabe a diferença entre luz quente e luz fria?
Luminárias para sala de jantar
A iluminação geral produz uma pequena quantidade de luz, por isso é o menos recomendado para sala de jantar. O ideal é utilizar luminárias com foco maior sobre a mesa de jantar. Para isso é importante saber qual a altura, o tamanho e a composição ideal da luminária sobre a mesa.
Para que o facho luminoso fique sobre a mesa e não sobre a cabeça de quem está sentando, é importante também calcular o ângulo de abertura da lâmpada em função da altura do pé direito.
As luminárias pendentes são tendência quando o assunto é uma decoração mais charmosa e moderna. Afinal os pendentes podem ser encontrados em diversos estilos para todos os gostos. Mas com tantas opções em modelos e tamanhos, qual o formato ideal para cada tipo de mesa? Redondo, quadrado ou retangular? Como iluminar a sala de jantar com tantas opções?
A forma irá depender do tipo de mesa. Se sua mesa for retangular ou quadrada pode usar pendentes nesse formato. Agora o modelo circular sempre cai bem em qualquer formato de mesa! A quantidade de luminárias também irá depender da mesa. Se possui mais de seis lugares, o ideal é utilizar uma luminária mais extensa que acompanhe a extensão da mesa ou dois pendentes de proporção menor.
1 – No caso de mesas retangulares, projete pendentes retangulares ou dois pendentes redondos, assim garante a distribuição luminosa por toda a parte.
1 – Os spots de embutir no entorno da mesa, além de neutralizarem a iluminação, deixam o ambiente ainda mais charmoso. Eles devem ficar posicionados fora do assento.
2 – Tradicionais, os pendentes retangulares são uma das escolhas mais populares para a iluminação da sala de estar. Seu formato é ideal para mesas retangulares.
1 – O Pendente retangular leitoso é ideal para uma iluminação mais difusa e menos cansativa. Seu design elegante e moderno se adapta a qualquer estilo.
2 – A sanca, além de dar destaque a mesa de jantar, é uma ótima opção para compor a iluminação principal. Ela é sempre bem-vinda para fazer luz de enchimento em sala de jantar!
1 – O lustre de cristal é um tipo de luminária clássica e muito utilizada como iluminação na mesa de jantar. Além de possuir uma iluminação aconchegante, traz estilo ao local.
1 – Utilize pendente redondo em mesas quadradas, retangulares e redondas. Seu formato proporciona uma distribuição uniforme de luz sobre a mesa, e seu design contemporâneo e moderno se destaca na composição.
1 – Esse tipo de pendente de nó proporciona uma iluminação criativa com seu desenho irregular e design moderno. Seus fachos de luz em diferentes direções criam uma iluminação agradável e versátil.
2 – Utilize spot de embutir para compor a iluminação da sala de jantar. Além de proporcionar destaque para determinados locais, ele se adapta ao estilo e composição do ambiente.
1 – Para inovar na iluminação, o ideal é investir em uma luminária com a mesma linguagem visual. Aposte nos pendentes de diferentes tamanhos e crie uma unidade com as cores.
Ideias de iluminação de sala de jantar
Separamos ideias de como iluminar sala de jantar, separadas por estilo. Não se esqueça de levar em consideração o formato da mesa para criar o projeto perfeito!
Sala de jantar moderna
O modelo de pendente soquete com lâmpadas de filamento, também conhecidos como “Fios de Luzes” são uma aposta para ambientes mais modernos. Esse tipo de lâmpada usada como foco único deixa o ambiente com um ar mais retrô e industrial.
Pendentes com estrutura em alumínio e design desconecto também são uma aposta para ambientes com estilo moderno.
Sala de jantar rústica
Para quem segue um estilo mais rústico, uma boa ideia é investir em pendentes de metal e de telinha, tem tudo a ver com a proposta. Que tal?
Sala de jantar clássica
Não é porque é clássico que não pode ser criativo, certo? Uma sala de jantar mais tradicional pode ter luminárias com design clássico com cristais e forma arredondada e ao mesmo tempo esbanjar charme e inovação.
Além do estilo da luminária, é importante investir na ambientação da sala de jantar para que esteja em harmonia com as características dos móveis que compõem o ambiente, e, principalmente com o estilo e personalidade dos moradores.
Gostou das nossas dicas? Confira como fazer um bom projeto de iluminação de sala de estar.
[disclaim]Esse conteúdo foi desenvolvido pela Ilunato, loja virtual de iluminação e decoração criada para atender profissionais. Conheça e se surpreenda com o nosso programa de especificadores parceiros![/disclaim]