Financiamento para construção e reforma: vantagens e alternativas no mercado

por Equipe Viva Decora
0 comentários

Uma das grandes dificuldades para se fechar um projeto de arquitetura é que o valor total da obra não cabe nos bolsos do cliente. O mais interessante para o arquiteto é vender a proposta completa ao invés de cortar custos. Por isso, daremos algumas dicas e falaremos as vantagens de oferecer um financiamento para construção e reformas de casa para os seus clientes.

Vantagens de oferecer um financiamento para construção e reforma

 

Fechar mais projetos

 

Financiamento-para-construcao-e-reforma-fechar-mais-projetos

financiamento para construção e reforma: feche mais projetos

Quantos clientes deixam de te contratar porque eles não tem toda a verba para concretizar o projeto? Ao financiar os custos da obra, mais pessoas terão condições financeiras de fechar negócios com você, além de garantir o seu pagamento, reduzindo a chance de sofrer um calote.

Você também vai conseguir aumentar a quantidade de contratos, viabilizando reformas que, eventualmente, não aconteceriam. Mais esboços e rascunhos viram plantas e mais plantas se tornam obras concretas, um processo com começo, meio e fim.

Veja também 7 dicas de como fechar mais projetos de arquitetura mesmo com a crise econômica

Finalizar a obra como planejado

 

Com a quantia necessária em mãos, as propostas não vão mais precisar reduzir custos ou cortar uma parte do projeto. O perigo de acabar o dinheiro do cliente não existe nesse cenário de financiamento e você consegue receber integralmente, finalizando o trabalho.

Outra situação que acontece frequentemente na área de construção e reformas é acabar os recursos para a compra de materiais. Quando isso acontece, é impossível continuar com o serviço, já que não há material para colocar a obra em prática.

Oferecer um diferencial

 

Financiamento-para-construcao-e-reforma-diferencial

Financiamento para construção e reforma: ofereça um diferencial

Quantos dos seus concorrentes tem a mesma estratégia que a sua? Se diferenciar no mercado é um fator importante para que o valor do seu trabalho seja perceptível. Mostre que você é um profissional que não se importa apenas com o dinheiro, mas também com o bem-estar do cliente. Procure saber como estão as condições financeiras dele no momento e busque soluções para ajudá-lo.

Conheça a metodologia do Círculo Dourado e aprenda como criar um diferencial competitivo.

Ao se preocupar com a situação e oferecer uma solução como o financiamento, você aparece com todas as soluções para os problemas do cliente, desde a reforma da casa, reparos, otimização, até o problema financeiro. O tratamento personalizado e prestativo vai fazer diferença e lhe trará mais resultados.

Vantagens de fazer um financiamento para construção e reforma

 

E agora que você já sabe como isso vai te beneficiar, precisamos falar quais são as vantagens para o seu cliente, afinal, que argumentos você pode usar para convencê-lo?

Realizar a obra dos sonhos

 

Financiamento-para-construcao-e-reforma-casa-dos-sonhos

Financiamento para construção e reforma: casa dos sonhos

Muitas pessoas cortam itens que são considerados supérfluos. Isso ocorre porque, sem toda a verba disponível, é necessário eleger algo que seja dispensável em um primeiro momento para tirar do projeto.

Com um financiamento para construção ou para reformar, o cliente poderá colocar em prática o projeto dos sonhos. Com a disposição integral de todo o dinheiro, será mais simples para orçar toda a obra, sem a necessidade de adaptações por motivos financeiros.

Além disso, não é preciso economizar no material, evitando prejudicar a obra com equipamentos, mobiliários e decorações de baixa qualidade que vão se deteriorar rapidamente.

Veja como o cliente pode ter o crédito necessário para transformar seu sonho em realidade.

Melhores condições de negociação

 

Financiamento-para-construcao-e-reforma-negociacao

Financiamento para construção e reforma: negociação

Se o cliente tiver a quantia total para os materiais de construção, ele poderá comprá-los de uma só vez, pagando à vista. Os lojistas geralmente oferecem bons descontos para consumidores que pagam no ato da compra e isso é bastante vantajoso.

O cliente também precisa ter em mente que a mão-de-obra não é parcelável como as mercadorias. Se faltar pagamento para um prestador de serviços, este pode, com razão, deixar de fazer o trabalho para o qual foi contratado. Com o dinheiro em mãos, você pode negociar e até pedir uma redução do preço para o pagamento dos profissionais.

Poupar recursos emergenciais

 

Você conversou com o cliente e descobriu que ele juntou uma quantia que pode não ser suficiente para fazer o projeto ideal. Dê a sugestão do financiamento para construção ou para reformar e o investimento do dinheiro economizado para servir como segurança.

Com um financiamento, será possível conseguir juros baixos e longos prazos de pagamento. Essa modalidade é capaz de oferecer as melhores condições para os seus clientes.

E faz muito mais sentido investir os valores angariados e poupá-los para emergências em vez de colocar todos os fundos na proposta e correr o risco de dar algo errado. Caso alguma coisa não saia como planejado, o cliente terá como se salvar, resgatando o dinheiro investido.

Quais são os tipos de financiamento para construção e reforma?

 

No Brasil, existem poucas linhas específicas para reforma. Por isso, muitas pessoas acabam optando por empréstimos pessoais, parcelando as compras no cartão de crédito ou pior, em emergências utilizam o cheque especial. Essas são as modalidades muito caras porque contam com os juros mais altos do mercado.

[table id=9 /]

Entretanto, existem algumas modalidades que proporcionam mais segurança para as finanças pessoais de quem vai reformar. São alternativas com juros baixos que você poderia sugerir aos clientes, como o empréstimo com garantia e o empréstimo consignado.

[table id=10 /]

Caso seu cliente deseje a melhor taxa do mercado e com as melhores garantias, ele pode fazer tudo diretamente com a Creditas.

Como calcular financiamento para construção e reforma

 

O valor total de um financiamento não é apenas o resultado do empréstimo mais os juros. Existem uma série de despesas e encargos que incidem na concessão do crédito. A soma dessas quantias é que determina o Custo Efetivo Total da operação, o CET.

Calcular esse valor não é simples e a instituição que estiver concedendo o empréstimo deve te passar essa taxa. Antes de fechar qualquer tipo de proposta, é preciso verificar quanto será cobrado no total.

O indicado é comparar o Custo Efetivo Total de diferentes empresas para empréstimos com o mesmo valor e prazo de pagamento. É uma forma fácil para saber qual instituição oferece as menores taxas.

[disclaim]Esse post foi escrito por Stella Mello, coordenadora do segmento de Reformas da Creditas, maior plataforma de empréstimo com garantia do Brasil.[/disclaim]

Posts relacionados

Deixe um comentário